Todos nós sabemos que os jalecos são utilizados pelos médicos, dentistas e também por outros profissionais da saúde, para proteção de todos. Mas, você sabia que os famosos jalecos brancos estão dando lugar ao jaleco colorido?

Isso mesmo, principalmente os dentistas já estão aderindo à moda do jaleco colorido. Mas, porque eles estão se tornando moda? Vamos entender melhor e descobrir se essa moda vai pegar de verdade entre os profissionais da saúde.

O que são jalecos e como devem ser utilizados?

Embora os jalecos sejam conhecidos por muitas pessoas, muitos que não tem contato com eles, não sabem exatamente o que são os jalecos e para que eles realmente servem.

Jalecos, guarda-pó ou avental são aquelas proteções, tipo uma capa que os médicos, dentistas, entre outros utilizam. Normalmente, eles cobrem até a altura do joelho, e são essenciais para a proteção do profissional como também do paciente. Eles servem para a proteção contra riscos de forma química, mecânica, biológica, entre outras.

Seus principais tipos são:

  •       Avental clínico;
  •       Avental cirúrgico;
  •       Avental para limpeza de instrumentos;
  •       E o avental plumbífero, utilizados para a proteção radiológica.

Todos eles protegem os profissionais contra contaminações, por respingos de sangue, salivas, entre outros fluídos.

Cada avental tem o seu papel e todos eles são importantes para a segurança de todos. Segundo a ANVISA, os aventais devem possuir mangas longas, devem ser confortáveis e de tecido claro.

Outra observação importante, é que a ANVISA exige que ele seja utilizado fechado em todos os atendimentos clínicos. Não exige um número certo de troca desses aventais, mas, as trocas deverão ser feitas sempre que eles apresentarem sujeiras visíveis.

Para evitar o acúmulo de bactérias, os jalecos devem ser simples, sem muitos bolsos ou enfeites.

Como não existe um padrão a ser seguido, muitos profissionais estão usando jaleco colorido. Principalmente, os profissionais especializados em crianças. Vamos ver essa moda com mais detalhes a seguir.

Dentistas aderiram à moda do jaleco colorido

Você já deve ter notado que em muitos consultórios odontológicos, a moda do jaleco branco está sendo substituída pela moda do jaleco colorido. Eles estão aparecendo nas cores: rosa, pink, amarela, verde e até no preto.

Possuem os mesmos modelos que os jalecos tradicionais, as vezes é claro, com toques pessoais como, bolsos mais modernos, magas e golas de rendas, mas, com a cor totalmente nova.

Os dentistas mais convencionais ainda não aprovaram a ideia e continuam utilizando o bom e velho jaleco branquinho e tradicional. Mas, os profissionais mais jovens, caíram de cabeça na nova tendência do jaleco colorido.

Muitos se perguntam: é correto utilizar jaleco colorido? Vamos apresentar algumas questões:

Jaleco branco mostra limpeza

Desde que o mundo existe, todos associam o branco a limpeza. Esse é um dos motivos dos profissionais da saúde utilizarem jalecos brancos. Porém, os profissionais mais jovens, acreditam que outras cores também podem transmitir limpeza.

Eles dizem que o que importa é o jaleco estar realmente limpo e não somente passar a impressão de limpo. Para isso, não importa a cor, o jaleco pode ser branco ou colorido, todos perceberão se eles estarão sujos ou realmente limpos.

Janelo branco transmite paz

Outra questão que os profissionais mais antigos apontam a favor dos jalecos brancos, é a sensação de paz que o branco traz. Segundo eles, jaleco colorido carrega o ambiente e causa muito estresse aos pacientes.

Já os profissionais mais jovens, acreditam que o jaleco branco pode acarretar memórias ruins que os pacientes podem associar com experiências anteriores. Por isso, querem renovar utilizando o jaleco colorido.

Mas afinal, o que utilizar? Como a própria ANVISA não exige que os dentistas utilizem apenas jalecos brancos, utilizar jalecos coloridos pode ser considerada uma questão de gosto.

Se você deseja inovar e chamar a atenção dos seus pacientes, utilize os jalecos coloridos. Principalmente se o seu público for crianças, elas crianças adoram cores fortes e chamativas.

Você estará criando uma excelente oportunidade de tirar o foco do ambiente chato da sala de um dentista e tornará o atendimento uma experiência mais agradável para a criança.

Os adultos também vão adorar. Quem gosta de ir ao dentista? 80% das pessoas detestam o consultório dentário, detestam ter que ir ao dentista. Então, todos os recursos que você utilizar para tornar essa experiência diferente, vai ajudar o seu paciente, mesmo que essa mudança seja no seu jaleco colorido. Além de fortalecer o marketing para dentistas, por exemplo.

Jaleco colorido ou branco? Seja qual for a sua escolha, lembre-se que ele é um EPI de segurança para você e para o seu paciente. Por isso, veja a seguir algumas dicas de como mantê-lo dentro dos padrões corretos.

Como manter o seu jaleco colorido dentro dos padrões?

Não importa a cor do seu jaleco, seja ele um jaleco colorido ou branco, eles precisam desempenhar o seu papel importante, que é de proteger a todos. Por isso, veja nossas dicas de como manter o seu jaleco em ordem e como utilizá-lo corretamente:

  •       Nada substitui o jaleco, nem uma roupa branca e nem um outro uniforme. Sempre utilize o jaleco por cima de tudo;
  •       O jaleco colorido deve ser confortável;
  •       Não utilize jalecos enorme. Cada profissional deverá ter o seu próprio jaleco, no seu próprio tamanho;
  •       O jaleco deve ter colarinho alto (gola de padre) e mangas longas;
  •       O jaleco deve ser utilizado fechado;
  •       Coloque uma cobertura nos botões;
  •       O jaleco deve ter o comprimento mínimo, um pouco acima do joelho. Esse comprimento dá proteção às pernas, mesmo com o profissional sentado;
  •       Coloque no seu consultório cabides para pendurar os jalecos;
  •       Tire os jalecos em locais onde ele não deve ser usado como: sala de espera, recepção, sanitários, copa, entre outros locais. 
  •       Coloque avisos nas portas dos sanitários dos profissionais, proibindo a sua entrada paramentado nesse local.
  •       O avental é o penúltimo EPI a ser retirado. O último é o gorro.
  •       Se o avental não estiver visivelmente contaminado, troque uma vez ao dia, pelo menos.
  •       Ficou na dúvida, troque de avental!

Quer ficar na moda e surpreender os seus clientes? Então, renove e utilize o jaleco colorido.