Facetas dentárias: Tudo o que deve saber

 

Já pensou como seria a sua vida se tivesse o sorriso com que sempre sonhou? Saiba o que são as Facetas dentárias.

O sorriso é o “cartão de visita” imediato para quem nos conhece. Se tenciona fazer um tratamento de facetas dentárias é muito importante que se informe como funciona todo este processo de reabilitação.

A faceta é um revestimento cerâmico, fino, duradouro e resistente, que possibilita tanto a transformação profunda de um sorriso como uma abordagem mais conservadora, num só dente. É um tratamento adequado para ajudar a corrigir problemas estéticos, que o impedem de ter o sorriso bonito que sempre desejou.

Como saber se as Facetas são a melhor opção para si?

É muito importante encontrar um equilíbrio entre as suas motivações e a avaliação clínica do seu médico dentista. A versatilidade é uma das grandes vantagens deste tratamento. Pode querer apenas corrigir um dente mais desalinhado ou inestético e obter resultados finais fantásticos, ou transformar completamente o seu sorriso.

Alguns problemas que podem ser resolvidos com reabilitação através de Facetas Dentárias:

  • Dentes manchados ou escurecidos
  • Dentes desgastados ou fraturados / partidos
  • Dentes tortos ou desalinhados
  • Dentes com espaços irregulares entre eles

A consulta de diagnóstico é o primeiro passo para, em conjunto com o seu médico dentista, o paciente manifestar a sua vontade e expectativas a nível estético. Temos de perceber e avaliar a condição da sua saúde oral e quantas facetas serão necessárias para obter um resultado satisfatório. A utilização do Digital Smile Design como ferramenta de planeamento de um sorriso tem um papel fundamental no processo de reabilitação, permitindo perceber como ficará o seu sorriso antes mesmo de começar o tratamento.

É essencial que a sua saúde oral esteja em boas condições antes de avançar para um tratamento de facetas. Os seus dentes e gengivas devem estar saudáveis e qualquer doença oral, como cárie dentária, devem ser devidamente tratadas. Por vezes, após o diagnóstico inicial, é necessária a utilização de aparelho dentário para conseguir uma posição dentária ideal e o melhor resultado final.

Passos para a colocação de facetas dentárias:

  1. Diagnóstico e análise do sorriso
  2. Desenho digital do sorriso final + maquete das facetas
  3. Colocação das facetas provisórias
  4. Colocação das facetas definitivas

Numa fase inicial, são colocadas facetas provisórias nos dentes, para que seja possível desenhar as facetas definitivas e fazer os ajustes necessários até que o seu novo sorriso lhe seja o mais confortável e natural possível.

Com a evolução dos materiais e técnicas de colocação, as facetas tornaram-se cada vez mais finas e como tal a preparação dos dentes é minimamente invasiva, conservando a sua estrutura dentária.

Posso colocar facetas apenas nos dentes da frente (anteriores)?

Esta é uma pergunta muito frequente, à qual a resposta é sim. Contudo, há vários factores que condicionam esta opção e que dependem de cada caso específico. Podemos obter resultados extraordinários em tratamentos de facetas que envolvam um número reduzido de dentes, bem como em tratamentos de transformação total do sorriso. O “olho clínico” do médico dentista e a sua experiência em tratamentos estéticos, como é o caso das facetas, é fundamental para adequar o resultado final às necessidades do paciente.

Depois de ter o sorriso com que sempre sonhou, como o deve cuidar?

Após a colocação de facetas dentárias, deve tratá-las da mesma forma que cuida dos seus dentes naturais, através de uma escovagem regular e do uso de fio dentário. Para além disto é importante que mantenha as suas visitas regulares ao dentista.

Com os cuidados adequados, as facetas podem sobreviver por décadas. É muito importante que os pacientes que optam por este tipo de tratamento estético, sigam as instruções do seu médico dentista.

Facetas dentárias Ortodontia

Uma reabilitação deste calibre é um profundo investimento na autoconfiança e qualidade de vida de um paciente. É também por isto que este tipo de tratamento estético e personalizado é dos mais eficazes para conseguir o sorriso que sempre desejou.

Para um paciente que cuide bem do seu novo sorriso, através de bons hábitos de higiene oral e visitas regulares, apenas lhe resta usufruir do prazer de sorrir com confiança. É no momento em que vejo a felicidade e a confiança estampada no rosto dos meus pacientes, que sinto que o objetivo foi atingido.

Caso tiver interesse em aparelho invisível, conheça o Invisalign.

É possível colocar facetas dentárias apenas nos dentes anteriores?

A resposta imediata a esta questão é sim. Contudo, há vários factores que condicionam esta opção e que, tal como em qualquer tratamento dentário, dependem de cada caso específico.

É um facto que os dentes da frente (anteriores) são a zona mais comum de colocação de facetas, mas este tratamento não está limitado a esta área do sorriso. A utilização de facetas em tratamentos estéticos de transformação deve ser planeada e personalizada em harmonia com o paciente. Aspectos como a cor, largura, o tamanho e a adaptação da gengiva, são determinantes no planeamento de cada caso.

É muito importante encontrar um equilíbrio entre as motivações do paciente e a avaliação clínica do seu médico dentista, pois pode querer apenas corrigir um dente desalinhado ou inestético e obter resultados finais fantásticos, ou transformar completamente o seu sorriso.

O “olho clínico” do médico dentista e a sua experiência em tratamentos estéticos, como é o caso das facetas, é fundamental para adequar o resultado final às necessidades do paciente.

A consulta de diagnóstico é o primeiro passo para, em conjunto com o seu médico dentista, manifestar a sua vontade e expectativas a nível estético. Temos de perceber e avaliar a condição da sua saúde oral e quantas facetas dentárias serão necessárias para obter o resultado que deseja. As fotografias e a utilização do Digital Smile Design (desenho digital do sorriso) como ferramenta de planeamento de um sorriso tem um papel fundamental no resultado, uma vez que tem acesso ao seu sorriso final antes mesmo de iniciar o tratamento!

A boa notícia é que não necessita de colocar facetas em todos os seus dentes para obter como resultado um bonito sorriso. O tratamento de facetas aplicado apenas nos dentes anteriores ou num só dente que esteja danificado ou em desarmonia com o restante sorriso, é suficiente para obter ótimos resultados. Se optar por aplicar um maior número de facetas, de forma a preencher todo o seu sorriso, pode também fazê-lo, em conformidade com o parecer clínico do seu médico dentista.

Uma reabilitação deste calibre é um profundo investimento na autoconfiança e qualidade de vida de um paciente. É também por isto que este tipo de tratamento estético e personalizado é dos mais eficazes para conseguir o sorriso que sempre desejou.

Para um paciente que cuide bem do seu novo sorriso, através de bons hábitos de higiene oral e visitas regulares, apenas lhe resta usufruir do prazer de sorrir com confiança.