Você sabia que no Brasil hoje, já são mais de 300 mil dentistas? Isso mesmo, só aqui no país temos 20% de todos os dentistas do mundo todo. Por esse motivo, você precisa conhecer as estratégias de marketing para dentistas.

Não é precisa ter medo da concorrência, o que você precisa fazer é ter uma boa estratégia e brilhar ao meio desse mar de dentistas.

Veja a seguir 10 estratégias de marketing para dentistas, e verifique se você utiliza alguma delas.

As 10 estratégias de marketing para dentistas mais utilizadas

Brigar com a concorrência não é uma tarefa fácil, principalmente, se você está em início de carreira. Porém, muitos se destacam porque sabem fazer uma excelente propaganda de si mesmo.

Veja a seguir 10 estratégias de marketing para dentistas. Aplique no seu negócio e tenha muito sucesso.

1 – Identifique quem é o seu público-alvo

A primeira coisa a fazer é identificar quem é o seu público-alvo. É claro que essa estratégia não é só uma estratégia de marketing para dentistas. Todos os profissionais devem saber identificar o seu público.

Mas, em especial os dentistas precisam saber quem estão atendendo atualmente, e quem desejam atender futuramente.

Conheça os pacientes do seu consultório, procure saber:

  •       Nível de escolaridade;
  •       Profissão;
  •       Hobbies;
  •       Entre outras informações úteis para uma boa estratégia de marketing. 

2 – Faça parcerias com profissionais da estética e profissionais da saúde

Uma estratégia de marketing para dentistas que tem funcionado bastante, é fazer parcerias com profissionais da estética e da saúde. Esses profissionais têm como principal objetivo a beleza e o bem-estar e um sorriso lindo, está no topo da lista deles.

Faça parcerias com salões de estéticas, academias, entre outros locais como esses. Coloque sua propaganda nesses locais e deixe bem à mostra.

3 – Mostre os benefícios do tratamento do paciente

Muitos profissionais dentistas, pecam na hora de apresentar o seu trabalho, pois, esperam que todos entendam como tratamento é feito. Os seus pacientes, querem apenas saber o resultado do tratamento e os benefícios que ele terá.

Então, um bom marketing para dentistas é sempre mostrar o resultado final do tratamento, e não como ele será feito. Isso é claro, deverá ser explicado na hora consulta e não na hora da propaganda.

4 – Ofereça um serviço diferenciado

Ofereça aos seus pacientes um atendimento diferenciado, único e especial. Tenha uma equipe preparada e altamente qualificada. Isso vai trazer confiança e mais pacientes ao seu consultório.

Lembre-se: de nada adianta um bom marketing, se o atendimento for ruim.

5 – Não utilize termos técnicos nos seus anúncios

Um bom marketing para dentistas é aquele que todos entendam. Ou seja, é aquele site ou aquele blog que todos possam ler e entender a mensagem, não apenas profissionais da área.

Por isso, não utilize termos técnicos para explicar os tratamentos que você oferece. Utilize palavras simples e de fácil compreensão.

6 – Tenha um consultório atraente aos olhos

Além, de um bom atendimento, um dentista deve possuir uma estrutura que chame a atenção de quem chega. Não precisa ser nada chique, mas precisa causar boa impressão no primeiro atendimento.

Tenha um local limpo, organizado e claro. Muitas pessoas voltam ao mesmo lugar, apenas por se sentir à vontade e tranquila. E normalmente as pessoas não gostam de ir ao dentista. Mas, se você proporcionar um local adequado e aconchegante, com certeza o seu cliente vai voltar.

7- Faça parcerias com colegas de profissão

Além das parcerias com profissionais da saúde e também com profissionais da estética, como mencionado anteriormente, é importante fazer parcerias com colegas de profissão, mas que atendem outras especialidades.

Nem todos os dentistas fazem os mesmos atendimentos, os mesmos tratamentos ou as mesmas cirurgias. Por isso, um pode complementar o outro e o resultado? Você vai ter um ótimo marketing para dentistas.

8- Participe de eventos da sua região

Uma boa estratégia de marketing para dentistas, é estar presente em eventos relacionados a sua profissão. Nesses eventos o seu círculo de contatos vai aumentar e parcerias incríveis vão surgir.

9- Esteja presente na internet e fora dela

Além da propaganda impressa do seu negócio, você precisa estar presente também na internet. Na era digital, as pessoas vão procurar um dentista na internet.

Por isso, tenha Facebook, Instagram e um bom site. Se você não leva jeito para isso, contrate alguém para te ajudar. Aqui no Brasil os dentistas não gostam das redes sociais, mas isso tem que mudar se você quiser ganhar mais clientes.

10 – Saiba o que os seus concorrentes estão fazendo

O marketing para dentistas tem crescido no mundo, e muitos buscam por essa estratégia para alavancarem os seus negócios, e isso inclui a sua concorrência.

Por isso, nossa última dica e não menos importante é: saiba o que os seus concorrentes estão fazendo. Saiba como está o marketing deles. Fique de olho se as estratégias deles estão dando resultados.

Procure utilizá-las no seu negócio. Não estou dizendo para fazer uma cópia do seu concorrente. Estou dizendo para utilizar as mesmas armas que ele, mas colocando a sua marca pessoal.

Fica de olho na concorrência fará com que você aprenda com os erros deles, e também acerto com os acertos deles. Essa é uma excelente maneira de criar uma estratégia certeira.

Dica extra: Não podíamos deixar de citar uma dica extra, um bônus para você fazer o seu negócio sair do vermelho e conseguir mais e mais clientes.

A dica extra é: Use 20% do seu orçamento para investir em marketing para dentistas. Principalmente se você não entende nada do assunto.

No mercado brasileiro, existem muitos profissionais em marketing, que podem te ajudar a criar a melhor estratégia para o seu negócio, não duvide disso. Muitos têm se especializado para atender exclusivamente os dentistas.

E se perceber que algo está dando muito certo, digitalmente falando, invista mais dinheiro nessa área. Hoje é muito importante atingir as pessoas certas, por meio do marketing para dentistas.

Utilize bem o marketing para dentistas e obtenha o tão sonhado sucesso profissional.