Muitos empreendedores hoje iniciaram suas atividades profissionais na terceira idade. Ao contrário ao que muitos pensam, os aposentados que estão na ativa, não querem só viajar e ficar de boa em casa curtindo a aposentadoria.

Hoje os empreendedores na terceira idade estão colhendo bons frutos dos seus negócios, e estão vendo melhorias até mesmo na saúde física.

Veja quais são os benefícios dos empreendedores na terceira idade e como começar a empreender.

Os benefícios dos empreendedores na terceira idade

Empreender na terceira idade tem os seus benefícios. O principal deles é manter a mente e o corpo ativos, o que prolonga a vida.

Muitos que chegam na terceira idade com vigor, não conseguem ter uma rotina calma e tranquila. A maioria busca por novas oportunidades e novas aventuras, mesmo com a idade já avançada.

Veja quais os benefícios de se tornar empreendedor na terceira idade:

Diminuição do tempo ocioso

O principal medo quando a idade chega é pensar: o que fazer com o tempo livre? Os empreendedores na terceira idade, estão vendo que esse novo desafio, faz com que o tempo ocioso diminua. Com isso, pensamentos negativos e suicidas saem de cena e dão lugar ao contentamento e bem-estar.

A aposentadoria aumenta as chances do desenvolvimento da depressão e outras doenças relacionadas a sentimentos. Isso porque, os idosos se sentem incapazes e inúteis.

Nesse aspecto, os empreendedores na terceira idade pensam além da remuneração financeira, e focam mais no prazer do trabalho, deixando de lado a depressão e suas estatísticas.

Geração de empregos

Um outro fator que está atraindo mais empreendedores na terceira idade é o fato da geração de mais empregos para a comunidade em que vivem. O aposentado pode criar novas oportunidades de emprego para amigos e familiares.

A solidão nesse aspecto diminui e a expectativa de vida aumenta. O benefício é duplo, tanto para o idoso, quanto para o novo trabalhador.

CONHEÇA O PROGRAMA: SAÚDE DO IDOSO →

Maior conhecimento

É fato que quando chegamos na terceira idade, chegamos com mais conhecimento e mais maturidade. Esse conhecimento extra pode fazer o novo negócio se tornar um sucesso.

Outro ponto, é que o idoso não tem medo de apostar e arriscar tudo no novo negócio, já que esse é apenas para lhe trazer satisfação pessoal e não financeira.

A chance de o negócio dar certo é bem maior.  Mas, cuidado! Ter cautela é bom e faz bem para qualquer negócio.

Número de contatos maior

Os empreendedores na terceira idade tem uma grande rede de contatos, e poderá usar isso a seu favor.

Quando for empreender, procure velhos amigos de trabalho, velhos contatos, pessoas que realmente foram importantes para a sua caminhada profissional.

Feche grandes parcerias e faça seu negócio crescer.

Complemento de renda

A maioria dos empreendedores na terceira idade, começaram os seus pequenos negócios para terem renda extra, já que a aposentadoria para a maioria é bem baixa.

Mas, essa é uma excelente forma de ter mais dinheiro para viajar, comprar um objeto tão sonhado, entre outras coisas. Além de trazer prazer a vida, vai ajudar com gastos extras.

Como você pode ver empreender na terceira idade é muito bom para a mente e para o corpo.

Mas, como começar a empreender na terceira idade? Veja algumas dicas a seguir:

Como começar a empreender na terceira idade?

Como qualquer pessoa que deseja montar um negócio próprio, fazer um planejamento é importante para qualquer negócio, em qualquer área. Por isso, é importante seguir algumas dicas:

  • Faça cursos de capacitação: Aproveite a aposentadoria para estudar e obter mais conhecimento sobre o novo negócio, que deseja abrir. Faça cursos especializados, consulte especialista e fale com quem já abriu um negócio parecido.
  • Participe em eventos: Além de cursos, é importante também participar de eventos de negócios, de feiras e eventos relacionados ao mercado, vai ser importante para o seu novo negócio, além de ser bom para aumentar os contatos.
  • Inove: Já que você vai ser tornar um dos empreendedores na terceira idade de sucesso, inove. Procure por produtos e serviços diferenciados e que ainda estão aparecendo no mercado.
  • Dedique-se ao novo negócio: Se tornar um empreendedor requer tempo e dedicação, seja na terceira idade ou na juventude. Por isso, dedique tempo ao seu negócio e tenha sucesso.

Que tipo de negócio devo abrir na terceira idade?

Para decidir que tipo de negócio abrir na terceira idade, você levar em conta três fatores importantes:

  • Sua própria experiência, pense no que sou realmente bom: sou bom com administração, sou bom com serviços manuais?;
  • Sua atual condição física;
  • E sua disposição.

Tendo esses fatores em mente, será mais fácil criar um plano de negócio e descobrir como empreender.

Por exemplo, se você tem disposição para aprender algo novo, você pode abrir qualquer negócio, mesmo sem ter o conhecimento completo do assunto.

Se você ainda tem disposição física, você pode trabalhar com o que já trabalhava, mesmo que fosse trabalhos manuais ou físicos. Porém, você será o seu próprio chefe.

Hoje, muitos idosos abriram negócios voltados a tecnologia, com a ajuda dos mais jovens empreendedores. Se você não se dá bem com novas tecnologias, busque ajuda de quem entende do assunto e foque naquilo que você mais sabe.

A internet está abrindo oportunidades para trabalhos em casa, para trabalhos terceirizados, entre outros.

Busque informações sobre o nicho desejado e aventure-se.

Se você precisa de inspiração, veja dois clássicos exemplos de empreendedores na terceira idade que deram certo:

IBM: O Charles Flint criou o grupo de tecnologia IBM aos 61 anos de idade. E só se aposentou de verdade aos 80 anos.

KFC: Harland Sanders criou o KFC franquia de lanchonetes dos Estados Unidos de maior sucesso na atualidade, com 62 anos de idade. Hoje já são mais de 20 mil lojas.

Não importante qual a sua motivação para estar entre os empreendedores na terceira idade. Seja por mais felicidade e realização na vida, ou pela atual necessidade financeira, empreender é uma excelente forma de viver a terceira idade de forma plena.

Não tenha medo e se torne um empreendedor de sucesso!